top of page

SERVIÇOS E SOLUÇÕES:
•    Atendimento clínico para emissão do ASO, exames admissionais, periódicos, de retorno ao trabalho, de mudança de função e demissionais.


ASO (Atestado de Saúde Ocupacional): O ASO deve ser emitido todas as vezes em que for realizado um exame médico ocupacional, em duas vias, sendo que a 1ª via deve ficar arquivada no local de trabalho do empregado, à disposição da fiscalização do Ministério do Trabalho e Emprego, e a 2ª via entregue ao empregado, mediante recibo na 1ª via. Ele, além da definição de apto ou não para o desempenho de uma função laborativa, deve registrar todos os riscos a que o trabalhador está exposto, bem como os exames complementares que foram realizados na avaliação clínica e previstos no PCMSO.

Exames admissionais: O exame médico admissional deve ser realizado antes da contratação do colaborador, visando avaliar suas aptidões físicas e mentais, de maneira a verificar se o mesmo está apto para a função desejada e se o exercício da função pretendida não trará agravos à sua saúde. Esse exame consiste no preenchimento de questionário pelo candidato, seguido da anamnese clínica-ocupacional e realização de exame de aptidão física e mental.

Perícia do trabalho, Pericia trabalhista, segurança do trabalho, medicina do trabalho

Exames periódicos: O exame médico periódico deve ser realizado em tempos pré-determinados para todos os colaboradores da empresa. As periodicidades serão maiores ou menores, a depender dos riscos ocupacionais existentes no ambiente de trabalho. Também poderão ser reduzidos nos casos em que alguma patologia, de origem ocupacional ou não, tenha sido detectada. O objetivo desse exame é o diagnóstico precoce de algum agravo à saúde do trabalhador.

Exames de retorno ao trabalho: O exame médico de retorno ao trabalho deve ser realizado em situações nas quais o colaborador permaneça afastado do serviço por período igual ou superior a 30 dias, por motivo de doença ou acidente, de natureza ocupacional ou não, ou ainda no retorno ao trabalho após o parto. A intenção desse exame é diagnosticar se o trabalhador realmente recuperou sua capacidade física após um período de enfermidade e se este já está em plenas condições de reassumir seu posto de trabalho.

Exames de mudança de função: O exame médico de mudança de função deve ser realizado sempre que o colaborador for transferido de função ou setor, desde que haja alteração nos riscos ocupacionais que este venha a se expor. Esse exame visa avaliar se o colaborador possui a aptidão necessária para exercer a nova função e se o exercício dela não poderá trazer prejuízos à sua saúde.

Exames demissionais: O exame médico demissional deve ser realizado até a data da homologação e consiste em anamnese clínica ocupacional, seguida de exame clínico para avaliar as condições físicas e mentais do colaborador e observar se ocorreu algum agravo à sua saúde em decorrência do trabalho desempenhado no período em que este trabalhou na empresa.

•    PCMSO (Programa de Controle Médico da Saúde Ocupacional) NR 7
A NR 7, cujo título é Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), estabelece a obrigatoriedade de elaboração e implantação do PCMSO, por parte de todos os empregadores e instituições, com o objetivo de monitorar, individualmente, aqueles trabalhadores expostos aos agentes químicos, físicos e biológicos definidos pela NR 9 (PPRA). A NR 7 aplica-se integralmente a todos os trabalhadores regidos pela CLT e, no que couber, ao trabalhador rural.

•    Exames complementares
São denominados exames complementares todos aqueles que auxiliam o médico na elaboração de um diagnóstico. Eles são feitos de acordo com a definição do médico coordenador do PCMSO e devem incluir todos os exames complementares mínimos obrigatórios por lei. Por exemplo, trabalhadores expostos a radiações ionizantes precisam realizar hemograma completo e contagem de plaquetas na sua admissão e a cada seis meses. Então, dependendo da função a ser exercida, há exames complementares específicos, e sua periodicidade é previamente determinada.
Os exames complementares mais comuns em saúde ocupacional são:
•    Audiometria
•    Espirometria
•    Radiografias
•    Eletrocardiograma
•    Eletroencefalograma
•    Acuidade Visual
•    Exames Laboratoriais
 

MEDICINA DO TRABALHO 

© 2017 por Seta Segurança, Medicina e Segurança do Trabalho.

bottom of page